quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estrambote melancólico

"Tenho saudade de mim mesmo,
 saudade sob aparência de remorso,
 de tanto que não fui, a sós, a esmo,
 e de minha alta ausência ao meu redor.
 Tenho horror, tenho pena de mim mesmo
 e tenho muitos outros sentimentos
 violentos. Mas se esquivam no inventário,
 e meu amor é triste como é vário,
 e sendo vário é um só. Tenho carinho
 por toda perda minha na corrente
 que de mortos a vivos me carreia
 e a mortos restitui o que era deles
 mas em mim se guardava. A estrela-d'alva
 penetra longamente seu espinho

 (e cinco espinhos são) na minha mão."

Carlos Drummond de Andrade.
Literatura comentada, página 96, Editora Nova Cultural Ltda., 1990.































































Nenhum comentário:

Postar um comentário